Quando falamos de acolhimento, logo pensamos no acolhimento à pessoa doente e seus familiares.
Mas, hoje, o foco é outro: estamos falando de acolher o novo profissional, aquele que acabou de entrar para a equipe. Acolher bem o novo colega, apesar de muito importante, é na maioria das vezes negligenciado, seja por falta de habilidade ou de tempo frente a correria do cotidiano.
Definição
Acolhimento é o ato de acolher; refúgio; amparo; hospitalidade (Aurélio)
Sabemos que os primeiros dias em um novo local de trabalho são difíceis, mesmo para que já tem experiência. E quando se trata da área da saúde, esses dias vêm recheados de ansiedade e tensão.
Por mais que o profissional tenha conhecimento técnico-científico suficiente para o exercício de suas funções, a pressão característica da dinâmica hospitalar promove insegurança.
É muito importante o acolhimento nesse momento delicado, tanto pelo líder, quanto pela equipe de trabalho. Sentir-se acolhido e importante para a instituição, fará toda a diferença. E isso não se restringe somente ao primeiro dia. Estender essa hospitalidade por algumas semanas reforça o processo de acolhimento que, com certeza, será lembrado com muita gratidão.
Algumas ações de acolhimento
- Receba o seu colega de trabalho com alegria e entusiasmo – isso fará com que ele se sinta mais à vontade
- Apresente-o ao grupo de trabalho, evidenciando a contribuição que ele irá trazer à unidade
- Fale sobre a estrutura, cultura e clima da organização
- Leve-o, na medida do possível, para conhecer as principais áreas do hospital. Alguns hospitais com programas de integração fazem essa apresentação por meio de visita guiada por um líder
- Procure minimizar a ansiedade estabelecendo diálogos sinceros e esclarecedores
- Tenha paciência com as solicitações feitas (que não são poucas) e lembre-se que todos nós tivemos que passar por isso quando começamos em um novo emprego, setor ou ala
- Seja um facilitador da integração do recém-admitido na equipe de trabalho. Muitos profissionais abandonam o trabalho por não se sentirem parte do todo
- Evite colocá-lo em situações constrangedoras
- Conheça-o. Pergunte sobre a sua história: o que fazia anteriormente, onde trabalhou, o que pretende no futuro
- Ofereça apoio, minimizando dúvidas e acompanhando-o nas atividades se isso se fizer necessário
Os benefícios do acolhimento podem ser vistos a curto prazo e têm impacto direto na qualidade da assistência prestada aos pacientes. O profissional iniciante na instituição terá mais segurança e motivação para desenvolver as tarefas do cotidiano e possibilidades de estabelecer parcerias de trabalho.
Lembre-se:
Algumas relações que se iniciam dessa forma podem se transformar em amizades duradouras, que perduram por dezenas de anos!
Doutora em Ciências (EEUSP), pós-graduada em Administração Hospitalar (UNAERP) e Saúde do Adulto Institucionalizado (EEUSP), especialista em Terapia Intensiva (SOBETI) e em Gerenciamento em Enfermagem (SOBRAGEN). É professora titular da Universidade Paulista no Curso de Enfermagem, e professora do Programa de Especialização Lato-sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho na Universidade Paulista.