15 dicas para lidar com o estresse no trabalho

As atividades no ambiente de trabalho consistem em atender às demandas dos clientes, executar todas as tarefas no prazo estipulado, atingir as metas estabelecidas e obter bons resultados. Para alcançar tudo isso, estamos sujeitos a desgastes emocionais e sofrimentos psíquicos, pois quando percebemos que não estamos conseguindo realizar todas as atividades de maneira adequada, somos tomados por pensamentos negativos, angústia e ansiedade.

O que é Estresse Ocupacional

A definição clássica sobre o problema é a seguinte:

“Estresse ocupacional é um estado em que ocorre um desgaste anormal do organismo humano e/ou diminuição da capacidade de trabalho, devido basicamente à incapacidade prolongada de o indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes em seu ambiente de trabalho ou de vida.”  (Couto, 1987)

O resultado de uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half em 13 países apontou os brasileiros como os profissionais mais estressados no ambiente de trabalho. Os principais geradores de estresse que emergiram nesse estudo foram o excesso de trabalho e a falta de reconhecimento pelo desempenho.

Como acontece

Diante de um gerador de estresse, os hormônios (adrenalina e cortisol) são liberados. O hormônio cortisol é chamado o hormônio da agressividade. Bastam apenas cinco minutos pensando em algo ruim, ou pessoas que desagradam, para baixar o sistema imunológico por até 6 horas após.

Profissionais contam como enfrentam o estresse

Se o estresse está elevado e isso está atrapalhando o seu desempenho, é hora de mudar esse cenário.

Bastam apenas cinco minutos pensando em algo ruim, ou pessoas que desagradam, para baixar o sistema imunológico por até 6 horas após

As pessoas lidam com as situações de estresse de maneiras diferentes na tentativa de preservar a saúde mental e física.

A nutricionista clínica da Unidade Coronariana do Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo, Ana Kátia Rakovicius diz “eu respiro fundo três vezes e penso em coisas boas que tenho na vida, como família, animal de estimação e logo consigo voltar bem para a rotina de trabalho”.

Misa Cadidé Duarte, enfermeira com experiência em UTI Cardiológica e docente da UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura, em Lauro de Freitas, Bahia, diz: “quando estou estressada no trabalho busco um local isolado, respiro fundo, procuro me acalmar e depois retorno para o ambiente. Fora do ambiente de trabalho pratico exercício físico pelo menos 4x na semana. São os momentos em que esqueço de todos os problemas, me concentro apenas na atividade que estou executando. Desde que comecei a praticar exercícios físicos melhorei a autoestima, reduzi o estresse e tenho mais disposição para viver e enfrentar os problemas cotidianos”.

A nutricionista do HGU – Hospital Geral e Urgência de Petrolina, Pernambuco, Lorena Barreiros Pinheiro Lima, diz: “para melhorar o estresse pratico atividade física após o expediente e alongamento no intervalo do trabalho”.

O enfermeiro Douglas Romão, gerente de Enfermagem da Unidade de Internação e Hemodiálise do Hospital do Coração, São Paulo, relata: “faço atividade física em média 4 vezes por semana para combater o estresse diário, e tenho uma família que me dá estrutura para continuar lutando. A experiência adquirida ao longo dos 28 anos de formado me ajuda a enfrentar com mais serenidade as ocorrências do dia a dia dentro do hospital. Não existe trabalho sem estresse na Enfermagem, pois envolve gente, a saúde das pessoas, e a equipe de enfermagem será sempre a primeira a ser cobrada. Cada vez mais, precisamos de pessoas bem preparadas para assumir a assistência, assim como uma liderança eficiente, que esteja ao lado do grupo incentivando e mostrando caminhos para uma melhor assistência. Uma das coisas que me aliviam o estresse é viajar com minha família e ver o sucesso dos meus filhos<.

15 dicas que você pode e deve usar para combater o estresse

As maneiras como lidamos com o estresse visam moderar ou minimizar os efeitos estressores sobre o nosso bem estrar físico e emocional. Portanto, o que você pode e deve fazer:

  1. Conheça a si mesmo – O autoconhecimento auxilia a contornar emoções negativas e a evitar a frustração. Identifique suas forças e fraquezas e ajuste a interpretação dos fatos. Valorize mais as suas conquistas e não dê tanta importância aos contratempos.
  2. Diminua o seu ritmo de trabalho – Defina as prioridades e APRENDA A DIZER NÃO.
  3. Expresse seus sentimentos – Fale sobre as suas preocupações com pessoas próximas, discuta os problemas. Se não conseguir fazer isto, pode escrever em um caderno as suas frustações, problemas e sentimentos. O fato de dar atenção aos sentimentos pode tornar o problema mais claro e mais fácil de resolver.
  4. Evite pessoas que lhe causem estresse – Limite o tempo que passa com essas pessoas ao mínimo necessário. Se são colegas de trabalho, procure manter a relação no nível estritamente profissional.
  5. Reserve um tempo para ficar sozinho – As pessoas ao nosso redor podem causar ansiedade. Você precisa de um tempo para se isolar e refletir.
  6. Sorria bastante – Sorrir e gargalhar liberam hormônios do bem-estar, e exercitam uma série de músculos. Veja filmes, vá ao teatro, reúna-se com amigos para conversar e se divertir.
  7. Organize e aproveite o seu tempo – Execute uma tarefa de cada vez, da forma correta, para evitar retrabalhos.
  8. Coloque seu orçamento em ordem – Livre-se das dívidas e poupe. Uma vida financeira desorganizada prejudica diretamente a qualidade do seu trabalho, e gera ainda mais estresse. Por outro lado, ter seu dinheiro sob controle, e possuir uma reserva financeira para emergências, gera uma sensação de conforto e reduz a pressão.
  9. Pratique atividades físicas e relaxamento – Exercícios ajudam o organismo a produzir uma substância chamada beta-endorfina, que vai diminuir o desconforto, dar uma sensação de bem estar e produzir um estado de relaxamento importante.
  10. Durma bem – Além das atividades físicas, banhos e chás são indicados para insônia. A ação do maracujá, ainda não comprovada, pode aumentar os níveis de ácido gama-aminobutírico no cérebro, o que diminui a atividade de algumas células do órgão, fazendo com que você se sinta relaxado.
  11. Alimente-se adequadamente – Uma alimentação saudável, sem ataques de gula, proporciona bem estar e controla a ansiedade.
  12. Pratique a respiração diafragmática – A respiração diafragmática induz o relaxamento e pode baixar o nível dos hormônios do estresse no sangue. Para a respiração diafragmática você deve respirar com o nariz e a boca, colocar uma das mãos no tórax e outra no abdome (próximo ao umbigo), e respirar de modo que a mão que está na região abdominal se movimente mais do que a que está no tórax. Inspire devagar, fazendo de sua barriga um balão que se expande. A mão que está no abdome deve subir e descer, e a mão que está no tórax deve se mexer muito pouco.
  13. Ouça música – a música controla a ansiedade e dispersa as emoções negativas.
  14. Viva o tempo presente – passeie, tome sol, assista a um filme, curta a família, viaje. São atividades que podem ser feitas hoje, não as deixe para amanhã. Faça o que lhe dá prazer.
  15. Tenha pensamentos positivos, sempre – o pensamento positivo tem poderosa influência sobre o corpo. Conforme você imaginar, assim será! Então, imagine e pense sempre no melhor.

Siga essas dicas dentro do possível, e de acordo com sua realidade. Você vai experimentar mudanças sutis, gradativas, mas importantes, que vão refletir positivamente na sua qualidade de vida.

Dra. Elizabeth Galvão

Doutora em Ciências (EEUSP), pós-graduada em Administração Hospitalar (UNAERP) e Saúde do Adulto Institucionalizado (EEUSP), especialista em Terapia Intensiva (SOBETI) e em Gerenciamento em Enfermagem (SOBRAGEN). É professora titular da Universidade Paulista no Curso de Enfermagem, e professora do Programa de Especialização Lato-sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva e Enfermagem do Trabalho na Universidade Paulista.

Se você é profissional ou estudante da área da saúde, faça parte da nossa lista de leitores!

Cadastre seu nome e email para receber gratuitamente e semanalmente nossos artigos, matérias e atualizações!

Nós respeitamos sua privacidade e |jamais| enviamos spam!

Send this to a friend